21 de Novembro 2017
RSS
  NAMM SHOW 2012
Anaheim/CA (EUA)

NAMM SHOW 2012
Anaheim Convention Center - Anaheim, CA
19-22 de janeiro de 2012
Texto e fotos: Guilherme Spiazzi

A National Association of Music Merchants é tida como uma das maiores feiras mundiais voltada para o mercado da música e certamente a maior das Américas. O evento é realizado no Anaheim Convention Center, um pavilhão de 74 mil metros quadrados, três andares e andar subterrâneo. Todos os espaços, inclusive os externos, respiram música durante os dias da feira. Outro aspecto interessante é o fato da feira não ser aberta ao público – para frenquentar você precisa estar inscrito, ser afiliado a alguma entidade que seja registrada com a NAMM.



O ano de 2012 teve recorde de inscritos – 95.709 pessoas inscritas para visitação e 1.441 expositores. Companhias do mundo todo fazem parte da feira e você encontra de tudo, desde a parte de gravação, shows, produção até instrumentos pra orquestra – dos mais refinados aos mais exóticos, inovadores e descaradamente copiados. Neste o ano, o Brasil foi muito bem representado pela Odery, Meteoro e Santo Angelo, que foram algumas das empresas a apresentar seus produtos e a proposta mercadológica. Além delas, vários músicos brasileiros compareceram ao evento, alguns como visitante e outros realmente fazendo parte da feira, se apresentando e ajudando a divulgar o nome do seu patrocinador.







Apesar de grande e literalmente abarratoda de pessoas, é possível ver e explorar bem a feira durante os quatro dias. O primeiro dia, uma quinta-feira (19), foi de fila e expectativa. Certamente o dia mais tranquilo para a visitação, bom para se programar, mapear o local e planejar as prioridades.

Já o sábado foi o que trouxe mais pessoas e tudo se torna mais difícil, demorado e até caótico, como a fila para tirar uma foto com Rob Halford (Judas Priest). Pessoas do mundo inteiro aparecem – artistas, empresários, consumidores, fabricantes, jornalistas, curiosos... Tem de tudo, mesmo! Negociações são feitas, produtos são lançados, novas marcas mostram o seu produto, músicos fecham parcerias e patrocínios. A feira proporciona a situação ideal para quem tem um trabalho sério e busca novos contatos.



A organização do evento é de primeira qualidade. Tudo muito bem distribuído e demarcado. Mapas facilitam a locomoção, a página oficial na internet traz todas as informações, inclusive apresentações dos artistas, stands e horários. Fiscais circulam o tempo todo com decibelímetros, a segurança é rigorosa ao checar a identidade de todos que entram e bolsas e sacolas dos que saem. Uma vez dentro você se depara com todo o tipo de pessoa, porém os grandes nomes não costuma circular livremente.



Vários artistas fazem apresentação, aparições, sessão de autógrafos durante os quatro dias e muitas vezes é preciso desafiar as leis da física para ver tudo. Conseguir foto com grandes nomes é fácil, basta enfrentar filas e mais filas. Algumas vezes se tem a sorte de ver um Vinnie Paul ou Kerry King tranquilos, sem muita gente babando em cima deles. A grande maioria dos artistas estabelecidos limita-se a ficar junto ao stand do seu patrocinador. Vale observar que não são apenas músicos de Rock que dão as caras. A gama de estilos e artistas de basicamente todas as vertentes da música podem ser vistos. Paralelo a isso, várias palestras com profissionais da música acontecem numa área reservada chamada Hot Zone. Essas palestras abordam tudo que diz respeito aos negócios na música, experiência em turnês, gravações, contratos, entretenimento, técnica, projeções, história, tendências de mercado e muito mais.



Mesmo com o encerramento diário da feira algumas atividades extras acontecem nos hotéis que circundam o centro de convenções e em alguns clubes de Los Angeles como o famoso Whisky A Go Go, com apresentações de Joe Stump e Michael Angelo Batio, ou o Key Club com Tony MacAlpine e o brasileiro Aquiles Priester.



Palcos são montados dentro dos hotéis e as apresentações especiais acontecem. Tive a oportunidade de conferir a fabricante de pratos Sabian organizar um espetáculo trazendo três apresentação. A abertura ficou com Tony Royster Jr., seguido por Virgil Donati acompanhado de Allan Holdsworth, Jimmy Haslip e Dennis Hamm. Para fechar a noite um encontro no mínimo inusitado – Mike Portnoy, Derek Sherinian, Tony MacAlpine e Billy Sheehan.





Para quem faz parte do mundo da música e se interessa por novidades, informação, equipamentos, novos produtos, inovações e boas oportunidades de negócio a feira é o lugar ideal para explorar tudo isso. A edição de número 110 deixou claro que música, entretenimento, tecnologia e negócios caminham muito bem juntos.

Para quem ainda tem o interesse dá tempo de pegar a Musikmesse, maior feira de música da Europa, que acontecerá entre os dias 21 e 24 de março de 2012 em Frankfurt, Alemanha. Ou se preferir tem a Summer NAMM, de menor porte, entre os dias 12 e 14 de julho de 2012 em Nashville, Estados Unidos.




Site relacionado: http://www.namm.org


Roadie Crew copyrights © 2011 - All Rights Reserved - Todos os Direitos Reservados - Melhor visualizado em 1024x768