13 de Dezembro 2017
RSS
Edição:
#159
Mês:
ABR
Ano:
2012
DESTAQUES SEÇÕES
Motörhead
As I Lay Dying
Dj Ashba
Drowned
Jon Anderson
Lacuna Coil
Matanza
Meshuggah
Mike Portnoy
Nightrage
Of The Archaengel
Psychotic Eyes
Background – Warlock
Backspage
Blind Ear – Rudy Sarzo
ClassiCrew Hawkwind/Anvil/FasterPussycat
ClassiCover - I Can't Explain
Editorial
Eternal Idols - Mark Reale
Garage Demos
Hidden Tracks - Diamond Head
Live Evil - Aborted
Live Evil - Blue Öyster Cult
Live Evil - Dimmu Borgir
Live Evil - Mark Farner
Live Evil - Soulfly/Korzus/Skin Culture
Poster - Whitesnake - Slide it In
Roadie Collection-CorrosionOfConformity
Roadie News
Stay Heavy Report
Wanted Crew - Martin Lopez (Opeth)
Releases
Motörhead
Por Steven Rosen / Ricardo Batalha

PHIL CAMPBELL

Steven Rosen

 

O OUTRO LADO DO MOTÖRHEAD

 

Quando se fala em Motörhead, a associação que se faz de imediato é com Lemmy Kilmister, fundador, líder, baixista, vocalista e alma da banda. Já nas coletivas, como já se viu diversas vezes, as perguntas são respondidas por Lemmy de seu próprio jeito, normalmente irônico e divertido, enquanto cabe ao baterista Mikkey Dee dar a resposta "que vale". Só que ao lado deles está Philip Anthony Campbell, ou simplesmente Phil Campbell, guitarrista que está na banda há nada menos que 28 anos. Sujeito simples, Phil nunca negou sua admiração por Jimmy Page, como ficava claro no som de sua banda pré-Motörhead, Persian Risk. E essa influência continuou a ser sentida depois que se juntou a Lemmy e pode ser conferida no mais recente disco, The Wörld Is Yours – depois dele, a banda ainda lançou um CD/DVD ao vivo chamadoThe Wörld Is Ours. Isso não quer dizer que Campbell imite Jimmy, mas sua influência é evidente, assim como a de outros ícones da guitarra como Jimi Hendrix e Tony Iommi e até mesmo o menos cotado Todd Rundgren. Phil fala com cuidado sobre o passado. Num certo ponto da conversa, chegou a dizer: "Estou lembrando dessas coisas apenas agora! (risos) São coisas que aconteceram comigo há muitos anos e que só agora estou me lembrando." Então, vamos embarcar com Phil Campbell nessa volta ao passado.

 

 

 

'FAST' EDDIE CLARKE

Ricardo Batalha

 

O MOTOR AINDA FUNCIONA BEM

Se existe uma figura no meio do Rock que pode ser vista como sinônimo de Rock'n'Roll é Ian "Lemmy" Kilmister. Só que o guitarrista "Fast" Eddie Clarke não fica atrás. Oriundo da banda Curtis Knight Zeus, liderada pelo falecido Mont Curtis McNear, Clarke foi oficializado em 1976 como segundo guitarrista do Motörhead. Não muito tempo depois, o grupo voltou a ser um trio e o resto da história todos sabem: clássicos atrás de clássicos, sempre tocando com o volume no máximo e com amplificação suja e distorcida. Ao deixar o Motörhead em 1982, após a turnê de Iron Fist, Eddie Clarke cedeu o posto a Brian Robertson (ex-Thin Lizzy e Wild Horses) e criou o Fastway com o baixista Pete Way (UFO), que não levou o projeto adiante e deu início ao Waysted. Eddie seguiu na luta com o Fastway durante muitos anos e, após não gravar algo inédito desde 1990, lançou Eat Dog Eat no ano passado, novamente caindo nas graças dos fãs.

 

 

 

BRIAN ROBERTSON

Steven Rosen

 

A GUITARRA MENOS LEMBRADA DO MOTÖRHEAD

 

Brian Robertson pode não ser um dos guitarristas mais conhecidos da história do Rock, mas marcou presença em pelo duas das mais importantes bandas dos anos 70 e 80, Motörhead e Thin Lizzy. Além desses dois grupos, Robertson participou de incontáveis outros projetos e se destacou também como produtor. Por tudo isso, só agora, aos 55 anos, ele lançou seu primeiro disco solo, o aclamado Diamonds And Dirt, no qual ele faz sua Les Paul turbinada com muito wah-wah dominar boa parte do repertório. Brian começou cedo e aos 18 anos já era um dos guitarristas do Thin Lizzy, uma das primeiras bandas a incrementar o conceito de "guitarras gêmeas", tão seguido posteriormente por bandas como Iron Maiden. Depois de deixar a banda de Phil Lynott, montou o Wild Horses para, pouco depois, ingressar no Motörhead substituindo "Fast" Eddie Clarke. Nessa entrevista, Brian fala seu disco solo e conta um pouco de sua história.

Roadie Crew copyrights © 2011 - All Rights Reserved - Todos os Direitos Reservados - Melhor visualizado em 1024x768